
Título: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2004
Páginas: 432
Gênero: Suspense
Sinopse:
“Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. [...] Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e o simbologista Robert Langdon podem desvendar. Eles viram suspeitos e detetives enquanto tentam decifrar um intrincado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.” - Editora Arqueiro (adaptado)
O curador do Museu do Louvre ,Jacques
Saunière, é assassinado dentro do próprio museu. Ele guardavam um segredo que poderia mudar o mundo e foi morto pois a pessoa que o matou desejava mais que
tudo saber tudo sobre o que ele escondia.
Para que o segredo não morresse com ele ( pois os outros 3 ''guardiões do segredo'' já haviam sido mortos). Sauniere em um momento de desespero, usa seu próprio corpo para deixar pistas para duas pessoas: Robert Langdon e Sophie Neveu.
Robert Langdon é professor de Simbologia em Harvard, um dos mais renomados na área e é reconhecido no mundo inteiro por sua perícia com símbolos. Ele estava em Paris na noite do assassinato porque foi convidado para dar uma palestra na cidade.
Sophie Neveu é criptógrafa e trabalha para o Departamento de Polícia Francesa, foi designada para decodificar a mensagem de Saunière e sabe que Langdon, mesmo sem saber é a chave para descobrir a trilha deixada pelo curador do Louvre.
E a partir daí temos toda a narrativa do livro.
Quotes
“”— Princesa — disse ele, sorrindo. — A vida é cheio de segredos. Não se pode aprender todos de uma só vez.”
“Aquilo que realmente importa é aquilo em que acreditas.”
“A história sempre é escrita pelos vencedores. Quando duas culturas entram em conflito, o perdedor é obliterado, e o vencedor escreve a história – livros que glorificam sua própria causa e menosprezam a do inimigo perdedor.”
“Fé é a aceitação daquilo que imaginamos ser verdade, mas que não podemos provar.”
“Os homens fazem muito mais para evitar o que temem do que para obter o que desejam.”
“Por sua própria natureza, a história sempre é um relato tendencioso.”
Minha Opinião:
Creio que O Código Da Vince tenha sido o primeiro livro que li com esse gênero de suspense com romance policial. Confesso que tinha um receio enorme de ler, e pensava que era um livro de historiador sabe? Que contava as verdades sobre a Igreja Católica e tudo mais kkk Até que um belo dia meu amigo me mandou uma mensagem e falou ''Você precisa assistir esse filme'' e eu odeio filmes então resolvi ler finalmente o livro me arrependi de não ter lido antes!!
A narração do livro acontece em terceira pessoa, com um narrador que tudo ver, tudo sabe e que tem uma opinião bem formada e explicita no livro. A maneira como Brown escreve é bem fluída e maravilhosa de se ler, pois te deixa vidrado no livro, sem força muito a barra.
O suspense é escrito de uma forma bem legal, que permite que você compreenda os mistérios e participe da busca pelo ''tesouro'' junto dos personagens mas sem imaginar o desfecho final.
O que eu mais gosto é de como Brown misturou realidade e ficção de uma forma leve, como assuntos religiosos bem pesados de opiniões diferentes sobre a vida de Jesus Cristos mas sem perder o foco central nos personagens em momento algum. Ele conseguiu misturar religião com ciência, politica e polêmicas sem pesar na nossa mente, ou seja, não importa se acreditamos ou não nos fatos que ele mostra no livro, o que importa é que continuemos a buscar os 2 lados da moeda e não vivendo apenas a nossa realidade, aquilo que queremos acreditar.
O livro é bem polêmico pois retrata fatos religiosos e históricos, que são verídicos como o Priorado do Sião e a Opus Dei. Além das organizações secretas, todas as descrições de obras de arte, arquitetura, documentos e rituais secretos neste romance correspondem à realidade deixando ainda mais interessante. Apesar de ser evangélica não encontrei nada que me desagradasse na obra já que acredito que independente do livro que vou ler, devo está com a mente aberta para receber esse novo mundo que o livro irá me proporcionar, só assim consigo aproveitar 100% do livro e tirar lições para a minha vida dele por isso adianto desde já, leiam sempre com a mente aberta.
A riqueza de detalhes do livro é impressionante, você realmente se sente ali, na Europa, até mesmo se escondendo com eles em alguns momentos kkk
Esse livro é como uma luz no escuro e realmente impossível não se apaixonar querer ler todos do Dan Brown. Vou falar novamente sobre isso: É impressionante como ele mistura realidade com ficção, eu passei 1 dia pesquisando sobre todos os dados que contia no livro, pois em todos os momentos parecia que Dan Brown estava dando seu próprio código.
Vale ressaltar que Robert Langdon é personagens de mais 4 livros Anjos e demónios, O Símbolo, Perdido, Inferno, Origem. Já leram? Me contem o que acharam do livro! E quem ainda não leu, corre pra ler!
Resenha sobre o livro bem interessante: Universo Católico- Resenha Código Da Vinci

Olá, Lara. Eu nunca assisti o filme que deu origem ao livro, mas já tentei ler algo do Dan Brown. Infelizmente meu pai pegou o livro Anjos e Demônios e nunca me devolveu, então meio que perdi o interesse. Mas eu acho maravilhoso a trama por trás desse livro, acho muito bem construída, com bons argumentos. Eu tenho Ponto de Impacto mas nunca li também, queria saber se é bom.
ResponderExcluirBeijos
http://www.suddenlythings.com/
Oi, Loysla!
ResponderExcluirVejo sempre comentários muito positivos com relação a esse livro, assim como a sua resenha. Confesso que não é o gênero que costumo pegar para ler, mas sua empolgação me convenceu a dar uma chance pra obra!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Oi Lara!
ResponderExcluirConfesso que nunca tive muita vontade de ler Dan Brown. Mas essa sua resenha, muito bem escrita, com tantos detalhes e elogios, fez surgir um interesse. Quem sabe em breve eu dê uma oportunidade.
Boas leituras!
Oi Loysla, tudo bem? Nossa, faz tanto tempo que li que bateu uma nostalgia agora, eu gostei bastante e realmente é bem rico em detalhes!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oie
ResponderExcluirFaz tempinho já que eu li o livro e era emprestado, mas eu lembro que eu curti muito. Gosto da escrita do autor.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Faz um tempo que quero ler esses livro do Dan. acho que esse ano consigo!
ResponderExcluirosenhordoslivrosblog.wordpress.com